Tru3Lab

Lavradeiros

Documentário. 1 x 45´

Os cavalos selvagens de Roraima

O primeiro documentário a mostrar os cavalos selvagens de Roraima em seu habitat natural. Uma fascinante e inédita aventura de descobertas e preservação.

Ao Norte e Noroeste de Roraima, acima das florestas, há uma extensa área de campos parcialmente inundáveis, conhecido como Lavrado. É uma região pouco conhecida, pouco estudada e que permaneceu quase intocada até há poucos anos. Toda a área de floresta, no Oeste do estado, está praticamente ocupada por reservas indígenas. Pouco povoada, a região também abriga fazendas de gado e pequenos povoados rurais. É lá que ainda subsistem as últimas manadas de um cavalo de características especiais: os lavradeiros.

A história desses animais está ligada ao início da conquista da região por portugueses e espanhóis. Presume-se que esses cavalos sejam descendentes de tropas trazidas pelos primeiros fazendeiros da região, há cerca de 200 anos. As fazendas não prosperaram e os cavalos, que se multiplicaram, foram aos poucos sendo deixados livres nos campos do lavrado, sem muita preocupação com qualquer manejo. Tornaram-se “selvagens”.

Nos últimos 20 anos, porém, os rebanhos de lavradeiros passaram a ser caçados para serem domados e levados ao trabalho nas propriedades rurais. Além disso, durante muitos anos, foram caçados por franceses, vindos da Guiana, para terem sua carne industrializada e vendida em conserva. Hoje, restam poucas manadas ainda livres no Lavrado, localizadas em grande parte na região mais próxima da fronteira com a Venezuela.

Nossa proposta é contar a história desses animais, mostrar o bioma do Lavrado e determinar sua importância para estudos genéticos, uma vez que os lavradeiros são fruto de um desenvolvimento de seleção natural, com pouca interferência do homem. Até hoje, nenhuma documentação iconográfica detalhada foi realizada sobre esses animais. Mostraremos os cavalos selvagens em seu habitat e os esforços que estão sendo feitos para preservá-los.